quarta-feira, 25 de março de 2015

Dica literária #2

  Na dica literária de hoje vamos falar um pouco sobre um autor brasileiro, José de Alencar e sua obra Lucíola.
  O livro foi o primeiro da lista de leitura da minha turma, e se você vai cursar a Federal do Paraná recomendo que leia, pois mina professora passa a lista de leitura da Federal para a gente. Achei o livro muito interessante, com um ótimo contexto e muita coisa "por trás das linhas".
  Publicado em 1862, Lucíola é o primeiro romance de José de Alencar em que o homem e mulher se confrontam num plano de igualdade, dotados de peso específicos e capazes de um amadurecimento interior inexistente em seus outros personagens, além de fazer uma crítica a sociedade da época. Vou dando um breve "spoiler", como pertence a chamada fase do Romantismo, nada dá certo, tudo acaba em catástrofe e sofrimento, mas mesmo assim vale a pena a leitura 

Sinopse:  Seduzida ainda jovem por um homem devasso em um momento de dificuldades infortúnio em que precisava de dinheiro para salvar os familiares doentes, Maria é expulsa de casa pelo próprio pai, trocando então seu nome de Maria da Glória para Lúcia. Lúcia começa a viver como uma prostitua caprichosa, explorando seus ricos amantes, por quem manifesta um claro desprezo. Um dia conhece Paulo da Silva, um jovem pernambucano que chega ao Rio de Janeiro e se apaixona por ela. Esse afeto sincero faz com que a verdadeira natureza de Lúcia venha à tona. E essa luta entre a força regeneradora do amor puro e uma vida de pecados e devassidão que José de Alencar focaliza com muito vigor. Dedicando-se de corpo e alma ao amor de Paulo, que foi capaz de compreender e perdoar seu passado, Lúcia encontra pela primeira vez na vida a tão almejada paz de espírito. Mas, vitimada por uma doença fatal, vem a falecer na flor da idade, cercada pelos carinhos de Paulo, a quem encarrega de cuidar - como pai - de sua irmã mais nova, Ana.